Saldo PIS para Aposentados

PIS AposentadoriaCom a chegada da aposentaria, muitas vezes encarada como uma recompensa após tantos anos trabalhados ao longo de toda a vida, vêm as ideias e a vontade de agora sim aproveitar a vida como ela merece. Mas as vezes esses planos precisam ser adiados e prolongados por muito tempo.

O que muitas pessoas não sabem é que aposentados também precisam estar atentos aos direitos que possuem e continuam possuindo após se aposentarem. É o caso do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Todo trabalhador que participa de um desses programas e que sua inscrição ocorreu até a data de 04/10/1988 possuem cotas e ainda têm esse direito em garantia para sacar. A partir desse ano os trabalhadores continuam recendo seus rendimentos anuais em cima do saldo já existente até o momento.

publicidade:

Os cadastros depois dessa data só recebem se tiverem no seu direito de receber o abono salarial.

Saldo PIS 2017 para Aposentados

O saldo dessas quotas pode ser consultado através da internet, casas lotéricas, correspondentes ou agências bancárias da Caixa Econômica e através do telefone. O saldo PIS é atualizado de forma anual e possui a participação de quotas após o exercício financeiro do PIS que é encerrado em 30 de junho de todo ano. Tomando por base os índices que são estabelecidos diretamente pelo Conselho Diretor do Fundo PIS/PASEP.

publicidade:

Saldo PIS Aposentados

Os trabalhadores começam a receber o benefício a partir do mês de julho de cada ano, e podem sacar em qualquer agência da Caixa. No caso do aposentado tenha saldo PIS, ele deve apresentar a documentação necessária para conseguir sacar a sua quota, ou títulos de lucro sobre os rendimentos do ano.

O aposentado precisa estar munido de documentação com foto, e também levar o comprovante da sua aposentadoria, para comprovar identidade na hora do saque do valor. Um último documento pode ser pedido referente a natureza do benefício, este também permite o saque de todos os valores que estiverem retidos.

Documentação para Retirada de Quotas do PIS 2017

  • Carta da DATAPREV
  • Uma cópia do DOU seja do Estado ou do Município
  • Uma declaração FUNRURAL
  • Certidão do INSS
  • O documento que comprove a aposentaria

A Associação dos Beneficiários da Previdência Social apresenta duas situações importantes que devem ser esclarecidas para o aposentado sobre o PIS/PASEP. Quando o indivíduo se aposenta ele pode estar retirando os valores que estiverem retidos na conta dele. De acordo com o que for mais benéfico para ele. Essa situação está de acordo com a lei.

O saque do benefício pode ser realizado e é previsto inclusive nos casos de aposentadoria, invalidez de forma militar ou permanente, transferência militar, ser ou ter dependente que seja portador do vírus HIV, ter idade igual ou superior a 70 anos, ter dependente com Neoplasia Maligna, Benefício Assistencial à pessoa portadora de deficiência e para idoso ou morte do participante.

De acordo com especialistas na área, uma outra situação muito comum, é a do aposentado não retirar os valores que ele possui em conta. Esse benefício de PIS e PASEP fica armazenado em conta, e gera uma quota, ou seja, um lucro anual, que deve ser sacado pelo aposentado, ou servir como fonte de investimento através do FAT.

Deixe um comentário!

publicidade: