Receber PIS Atrasado

Receber PIS Atrasado
Rate this post

Apesar de não ser muito comum, algumas pessoas acabam esquecendo de sacar o PIS. Nesse caso, o que fazer? É possível receber o benefício atrasado? Ou tem que esperar para o próximo ano? Bom, é natural que ocorram diversos questionamentos, principalmente porque se trata de um benefício que só é concedido uma vez ao ano. Afinal, como proceder?

Quando ocorre o não recebimento do PIS, há dois motivos possíveis: o empregador não enviou a sua Rais ou simplesmente você perdeu o prazo final para sacar. Veja agora o que é possível fazer para recuperar o seu dinheiro.

Receber PIS atrasado – Saiba Como

Quando acontece esse fato de o empregador simplesmente não enviar a Rais do funcionário, o benefício fica retido e o trabalhador não consegue fazer a retirada. Para conseguir resgatar a verba, o mais aconselhável é que haja um consenso entre o trabalhador, o empregador e a instituição financeira, responsável pelos repasses, no caso, a Caixa.

publicidade:

Ao proceder dessa maneira, o empregador se responsabiliza pelas possíveis cobranças que o banco venha a fazer. O que é compreensível, visto que a falta de informação devidamente enviada foi fruto de seu esquecimento. Sendo assim, depois de feito os devidos acordos, o trabalhador conseguirá receber PIS atrasado.

pis atrasado

publicidade:

Por isso que a palavra acordo é a mais adequada para casos como esse. Nem sempre o empregador tem a consciência que errou e que é preciso reparar a sua falha, para que assim o trabalhador possa receber PIS. Por tal motivo é essencial que você sempre procure se informar se a empresa para a qual trabalha está fazendo o envio adequado da Rais. Evitar dores de cabeça no futuro é a melhor saída.

Sacar PIS AtrasadoE não apenas o envio, mas também com todas as informações do funcionário devidamente preenchidas. Qualquer número errado já compromete o recebimento do PIS. Fique atento a esses detalhes. Se a sua situação não tem relação com a Rais e sim com o seu próprio esquecimento para sacar o benefício, aí a coisa muda de figura. Quando o PIS é anunciado, todas as datas ficam disponibilizadas para o trabalhador.

E mesmo quando o prazo é encerrado, existe o tempo prorrogado, que já facilita a vida de muitos que perderam a data devida. Mas mesmo assim, algumas pessoas ainda se esquecem de sacar o benefício. O que fazer? Bom, se esse foi o motivo, infelizmente, não tem mais como receber PIS, pois o prazo limite já foi ultrapassado. Por isso que é tão importante ficar atento aos calendários.

E para onde vai o PIS? Como o beneficiário não realizou o saque no prazo determinado, o dinheiro vai para o fundo de participação do próprio trabalhador, mas essa verba não entrará no seu próximo benefício. É uma espécie de poupança forçada. Infelizmente, à exceção do primeiro caso, que envolve o não envio da relação anual de informações, você não conseguirá receber PIS atrasado. Claro que muitas pessoas estão sempre ligadas com relação às datas de pagamento, mas há uma ou outra que simplesmente esquece.

Quer receber o seu PIS? Então, fique atento aos prazos. Não deixe para a última hora e, principalmente, certifique-se de que o seu empregador está seguindo o protocolo adequado da sua Rais. Não se descuide, pois, o maior prejudicado pode ser você.

Deixe um comentário!

publicidade: