O que é PIS?

publicidade:

O que é PIS?
5 (100%) 1 vote

Você sabe o que é PIS?

Entenda o benefício, conheça os seus direitos e não fique sem receber o benefício do PIS. De ante mão, entenda que só se tem direito ao PIS quem possui registro na carteira de trabalho.

Esse benefício nada mais é do que o seu reconhecimento na vida profissional como contribuinte, para o Governo Federal.

E assim você se encaixara em todos os direitos concedidos aos cidadãos na Previdência Social, como o auxílio doença, licença maternidade, ao abono salarial anual (que é o PIS), aposentadoria entre outros.

publicidade:

O que é PIS?

Dediquei esse artigo para explicar para você 3 tópicos:

publicidade:
  • O que é PIS? Para que serve?;
  • Como receber o benefício do PIS;
  • Pagamento do PIS;
  • Qual a diferença entre PIS e Cofins?;
  • Qual a diferença entre PIS e PASEP?;
  • Número do PIS.

O que é PIS? Para que serve?

O PIS (Programa de integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) foram criados em 1970 pelo Governo Federal para os trabalhadores do setor privado e público.

Os benefícios determinados por lei têm como finalidade promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, com o intuito de proporcionar aos trabalhadores uma melhor distribuição de renda por meio de benefícios como o abono salarial e o seguro desemprego.

Todo empregador é obrigado a cadastrar seus funcionários no sistema da Caixa Econômica Federal, pois o recebimento é responsabilidade desse banco.

É necessário fazer isso toda vez que trocar de emprego?

Não! Isso é feito no primeiro emprego, e uma única vez.

Esse cadastro é importante não só para o PIS que é anual, mas também para os outros benefícios que uma carteira assinada proporciona como o FGTS (Fundo de garantia do tempo de serviço).

Como Receber o Benefício do PIS

Os valores do PIS são considerados o 13º salário do trabalhador. Equivale a um salário mínimo e é pago conforme o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Para recebê-lo é preciso estar cadastrado pelo menos cinco anos. Vejam abaixo algumas outras condições para o recebimento:

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Pagamento do PIS

O pagamento pode ser realizado por três maneiras:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Em agência da Caixa , apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

Qual a diferença entre PIS e Cofins?

É muito comum as pessoas confundirem as duas tributações. Eles são, sem dúvidas, os tributos mais complexos do Brasil. Mas é importante ressaltar que existe diferença entre elas.

PIS, como já vimos, é aquele tributo relacionado às pessoas jurídicas e às organizações que não tem fins lucrativos.

Já COFINS significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Ele é um tributo federal que tem como objetivo gerar fundos para a Seguridade Social, incluindo a Saúde Pública e Previdência e Assistência Social.

diferença entre pis e cofins

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

O número do PIS é atribuído para o funcionário que trabalha no setor privado.

Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um número atribuído para os funcionários públicos.

Número do PIS

Para conseguir qualquer acesso, como por exemplo, a consulta do seu saldo FGTS, é necessário ter em mãos seu número do PIS/PASEP ou NIT.

Como dissemos já nesse artigo, esse número é gerado no seu primeiro emprego de carteira assinada. Normalmente ele fica nas últimas folhas da sua carteira de trabalho.

Mas e se eu perder esse número, o que faço?

  • Clique aqui e acesse o site do CNIS;
  • Clique em “inscrição”, e em seguida em “Filiado”;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Clique em “Continuar”;
  • A seguir aparecerá uma mensagem em vermelha no canto superior informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote ele, esse é seu número do PIS.
publicidade:

Agora que você já sabe O que é PIS, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares. Qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que responderemos o mais breve possível.

Deixe um comentário!

publicidade: