Extrato PIS

Atualmente todo trabalhador tem direito a vários benefícios, que são computados e servem para beneficiá-lo da melhor maneira possível, financeiramente falando. A partir do seu primeiro registro na carteira, o indivíduo já passa a ter benefícios. O Governo Federal criou o Programa PIS (Programa de Integração Social) com o intuito de promover a integração entre trabalhadores e empregadores. E também foi criada a opção do Extrato PIS, uma espécie de consulta do benefício.

Como consultar o Extrato do PIS

publicidade:

Tendo em mente que os trabalhadores recebendo esses benefícios estariam mais dispostos a ajudar a melhorar cada vez mais esses programas. Com certeza você já ouviu falar de algum deles, FGTS, Bolsa Família, PIS/PASEP. Todos esses e muitos outros foram criados pelo Governo para beneficiar os trabalhadores brasileiros.

Muitas pessoas possuem o benefício têm direito e muitas vezes não sabe. Não entende direito ou acaba se deixando levar e passa por despercebido. Quando não vamos atrás dos que nos é de direito nos perdemos chances. Você precisa aprender a consultar o seu extrato do PIS para não ficar 100% sem entender mais de nada.

publicidade:

Para que serve o PIS?

Mas a final você sabe o que é o PIS? Ele é um programa de integração social, esse programa foi criado na década de 70 com o objetivo em beneficiar o trabalhador com um abono de um salário mínimo, e hoje esse programa ainda é responsável por subsidiar o seguro desemprego, e ainda fomentar o desenvolvimento social no brasil.

Esses recursos que compõe o PIS são provenientes de contribuições de empresas que é repassada ao governo para fomentar todos os programas sociais.

O PIS paga todo ano aos trabalhadores que tem direito em média de um salário mínimo por trabalhador, é claro que para ter direito a esse benefício o trabalhador deve ter seu número do PIS registrado a no mínimo 5 anos, e ainda ter trabalhado no mínimo 30 dias de carteira assinada ganhando em media de 1 a 2 salários no máximo, além disso a empresa deve enviar de forma correta todas informações na RAIS para garantir o beneficio ao trabalhador.

Extrato do PIS Online

Se você não sabe se tem direito ao PIS, você simplesmente precisa tirar um extrato seu PIS anual e saber se você tem direito ou não, mas você não sabe como tirar esse extrato? Confira comigo aqui algumas dica de como conseguir tirar esse extrato online.

Em primeiro lugar você precisa identificar o seu número do PIS, que normalmente está registrado no seu cartão cidadão ou na primeira página da sua carteira de trabalho.

Com o número do PIS em mãos você deve acessar o site Serviços Social. Para conseguir acessar o extrato se for a sua primeira vez fazendo esse serviço online você ira precisar de senha para acessar as informações, para adquirir essa senha basta você seguir as orientações do próprio site.

Para concluir o acesso você devera fornecer algumas informações básicas como seu nome completo, nome da mãe, CPF, numero do PIS, e data de nascimento, após ter realizado seu cadastro no site, agora basta você fornecer seu número do PIS e a senha que você acabou de cadastrar.

Extrato PIS Online

Após ter acessado você terá acesso a algumas informações como extratos saldos entre outros, você pode acessar a opção extrato, nessa opção esta disponível para você consultar seu FGTS, seguro desemprego, e o PIS.

Consulta Extrato PIS

Sem dúvida essa é uma tarefa muito fácil e pode ser feito por qualquer cidadão que desejar obter essas informações de forma rápida e prática.

Todo ano nessa mesma época milhares de pessoas estão em busca de saber se tem direito ao PIS ou não, alguns têm dúvida de como fazer isso outros procuram ir até uma casa lotérica ou até mesmo em uma agência da caixa, porém essa não é a única saída que nos resta.

Tabela de Saque do PIS 2015 – 2016

Para entender melhor as datas de saque do benefício do PIS, observe a tabela abaixo:

Nascido em Recebem a partir de Crédito em conta
Julho 22/17/2015 14/07/2015
Agosto 20/08/2015 18/08/2015
Setembro 17/09/2015 15/09/2015
Outubro 15/10/2015 14/10/2015
Novembro 19/11/2015 17/11/2015
Dezembro 17/12/2015 15/12/2015
JaneiroFevereiro 14/01/2016 12/01/2016
Março / Abril 16/02/2016 11/02/2016
Maio / Junho
17/03/2016 15/03/2016

A tabela funciona de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, tendo assim uma data de inicio de recebimento e final. Você deve ficar atento aos prazos, pois se perder a data limite para requerer o seu saldo PIS, ele volta para o Fundo dos Trabalhadores.

Extrato do PIS nas agências Caixa

Para pessoas que não tem acesso a internet e deseja tirar esse extrato deve procurar uma agência da caixa ou até mesmo uma loteria, junto do cartão cidadão e da senha, se você não tem o cartão cidadão você precisa ter em mãos o número do PIS e um documento com foto, além disso, esse extrato também pode ser ouvido via central de telefone, porém nesse atendimento o trabalhador deve ficar atento para ouvir detalhadamente as informações.

Extrato do PIS nos Caixas Eletrônicos

Você também pode optar por tirar esse extrato em um caixa eletrônico, lá também esse processo é bem simples, porém é preciso que você tenha em mãos o cartão cidadão e também a senha do cartão, se você tem dificuldade em tirar esse extrato não se preocupe na maioria das vezes tem algum credenciado à caixa para te atender.

Você sabia que o extrato do seu PIS pode ser tirado pela a internet? É isso mesmo agora esse serviço pode ser feito online evitando que você tenha que ir a uma loteria ou algum banco da caixa, e sem contar com a fila que às vezes temos que enfrentar para um serviço tão simples.

Além disso, esse serviço é prático e rápido e qualquer pessoa que tem um computador ou acesso a internet pode fazê-lo em casa mesmo. Geralmente quando chega a época do pagamento do PIS a maioria dos trabalhadores ficam na expectativa para saber mais informações sobre o PIS.

Como é pago o PIS?

O PIS é pago anualmente a trabalhadores da rede de empresas privadas, mas para receber é importante que o trabalhador atenda alguns critérios, como por exemplo, o trabalhador deve ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano para garantir o PIS, além disso, ele precisa receber em média 1 ou 2 salários mínimos sem contar que o mesmo ainda deve ter 5 anos de PIS registrado junto a caixa.

Mas se você ainda tem dúvida e gostaria de saber se você tem direito e qual a data que o benefício vai ser pago você deve tirar um extrato do seu PIS, nesse extrato vai constar se você tem direito ou não, qual é o mês e data de pagamento do benefício, isso facilita para que você não dê viagens perdidas nas loterias ou nas agências da caixa.

Deixe um comentário!