Consultar Saldo FGTS

A sigla FGTS é bastante conhecida, trata-se do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, este fundo foi criado pelo Governo Federal com o intuito de proteger o trabalhador em causa de demissão por justa causa, e isso acontece assim que uma conta é aberta para o trabalhador vinculado ao seu contrato de trabalho na hora da admissão. Em caso de necessidade de uso, existem varias maneiras consultar o saldo FGTS.

Consultar FGTS

publicidade

No início de cada mês, todo empregador a empresa realiza um “depósito”, na Caixa Econômica, em nome de todos os empregados, esse valor diz respeito a 8% do salário de cada funcionário. Esse depósito que da origem ao FGTS, abaixo você poderá ver diversas maneiras de consultar FGTS, que funciona como uma espécie de poupança do funcionário para que o mesmo não fique desamparado em caso de demissão. Esses depósitos mensais e os valores devem pertencer todo e exclusivamente ao trabalhador.

Consultar Saldo FGTS – Como Funciona?

A empresa deve deposita em sua conta cerca de 8% ao equivalente ao seu salário, então se você ganha 1200 reais a empresa deve depositar em sua conta 96 reais, além desse valor outros valores são acrescentados em cima.

Saiba que é muito importante que você acompanhe todas essa movimentações e qualquer dúvida você deve procurar a sua empresa. Quando se fala em benefício social a dúvida é muito grande, tem pessoas que às vezes chega a perder certos benefícios por falta de conhecimento. É comum estarmos trabalhando em uma empresa e querermos acompanhar o deposito e ver como anda o rendimento do nosso FGTS, a final fazer uma consulta para ver quanto você tem de FGTS disponível em sua conta.

É importante que o trabalhador acompanhe ao menos uma vez por ano se a empresa esta recolhendo os valores, pois em muitos casos empresa com dificuldades financeiras às vezes deixa de realizar os depósitos na conta do FGTS dos funcionários, então consultar seu saldo FGTS é a melhor maneira para que você não seja pego de surpresa na hora de realizar a retirada do mesmo.

Consultar Saldo FGTS 2017

Para que o empregado estivesse sempre por dentro dessas informações, a caixa sempre mandava para o endereço das residências um extrato detalhado do FGTS, em alguns casos isso ainda acontece, mas para tentar melhorar ainda mais a caixa criou um sistema online onde você pode consultar FGTS sem sair de casa, basta ter uma conexão com a internet e um computador, ter em mãos o número do PIS e uma senha de acesso ao sistema que você mesmo pode criar no próprio site na hora de fazer o cadastro.

Consultar Saldo FGTS

Esse serviço online foi criado a fim de facilitar a vida de muitas pessoas, isso evita horas de espera nas filas em loterias, ou agências da caixa, isso ajuda você a ter mais comodidade e consultar seu FGTS a hora que você quiser sem precisar sair e casa.

Consulta FGTS – Vídeo Tutorial de Consulta Online

Acesse o site para fazer a consulta do FGTS

Telefone Caixa FGTS – 0800 726 0207

Para conseguir informações a respeito do FGTS você pode simplesmente ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e perguntar parar qualquer atendente sobre suas dúvidas e seus direitos.

Você pode ligar para uma agência pelo número da Caixa Cidadão, que é uma espécie de ouvidoria para assuntos relacionados a FGTS, PIS, Bolsa Família e outros benefícios. O número do Telefone FGTS a ser contatado é o 0800 726 0207 e a ligação é por conta da casa, ou seja, é gratuita.

A respeito dos horários de atendimento do serviço, você pode ligar qualquer dia da semana entre a segunda e a sexta feita nos horários entre as 8h até as 22h ou então nos sábados, no horário entre as 10h e as 16h.

Você também tem a possibilidade de consultar o seu saldo e mudar alguns dados no seu cadastro pela internet no conforto de sua casa por qualquer computador. Basta ter em mãos o seu cartão cidadão e a sua senha do cartão decorada na cabeça, então você pode acessar através do site da caixa (http://caixa.gov.br/).

Se quiser, ainda é possível também visualizar seu saldo do FGTS pelo próprio celular de maneira muito prática. Você só precisa acessar através do caixa (http://caixa.gov.br/), e com seu cartão cidadão e sua senha em mãos para efetuar o devido cadastro.

Para sacar o benefício quando ele estiver disponível, você só precisa ir até um posto de atendimento da Caixa ou a um simples caixa eletrônico com seu cartão e sua senha.

Restaram dúvidas? Comente abaixo e nós iremos lhe manter sanar todas elas. Fique de olho em nossa página e esteja sempre por dentro de mais informações úteis como esta.

Até a próxima!

Consultar Saldo FGTS – Agência Bancária

Para quem não tem internet em casa, e ainda sim deseja fazer uma consulta FGTS a única saída é ir até uma agência da caixa, ou em lotérica e enfrentar fila simplesmente para consultar o FGTS, mas se você preferir essa consulta também pode ser feita em um caixa eletrônico é bem mais rápido e prático.

Para fazer essas e outras movimentações direto nas lotéricas ou em caixas eletrônicos todos precisam ter o cartão cidadão em mãos, já para as pessoas que procurarem diretamente a caixa para consultar FGTS, podem apenas estar acompanhado dos seus documentos pessoais e inclusive as carteiras de trabalho onde tem disponível o número do PIS.

Consultar Saldo FGTS – Mensagem de Texto

Existem várias formas de se manter informado sobre o seu saldo do FGTS, uma delas é por mensagem de texto. Esse serviço te permite ficar de olhos nas movimentações na sua conta. Os avisos vêm em forma de SMS e te informam o valor depositado que é realizado pelo empregador todos os meses.

O saldo é atualizado com juros e correção monetária, e assim que estiver disponível para saque e você recebe todas essas informação pelo seu celular. Para começar a receber basta se cadastrar no site da Caixa, e informar o seu número de PIS/PASEP a senha da internet que foi cadastrada para entrar no portal ou apenas usando o Cartão Cidadão.

O FGTS ainda informa através de um saldo anual, todos os dados do ano inteiro, e continuará sendo enviado também através dos serviços do correio.

O endereço deve estar sempre atualizado, para isso através do mesmo portal da internet você realiza o cadastro do seu endereço correto. Dá pra alterar o endereço sempre que precisar, mantendo seus dados e contato sempre atualizados.

Quem tem direito ao FGTS?

Os brasileiros que trabalham com um contrato formal, pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que estejam com as carteiras registradas. Os trabalhadores rurais também, temporários, safreiros (São trabalhadores rurais que trabalham apenas parte do ano, em período de colheita), avulsos e atletas. A empregada doméstica e o diretor sem vínculo empregatício podem ser incluídos no sistema desde que seja combinado com os empregadores antes.

FGTS: Como Sacar?

A primeira coisa é separar a documentação necessária, como documento com foto, carteira de trabalho e cartão cidadão ou número do PIS/PASEP. Alguns documentos específicos também podem ser pedidos, dependendo da situação em que o trabalhador for requerer o saque da sua conta.

Assim que você é demitido ou há a rescisão de contrato, o empregador deve informar a Caixa (existe um portal eletrônico para isso chamado de Conectividade Social). Após cinco dias a pessoa já pode retirar o dinheiro.

Sacar FGTS

Nos outros casos, quem solicita o saque é o próprio trabalhador ou seu representante legal. Que deve ir até uma agência da Caixa com os documentos necessários citados.

Se o saque for de valor igual ou menos de R$ 1.500,00 ele pode ser feito em casas lotéricas ou correspondentes bancários da Caixa Econômica e nos caixas eletrônicos caso você possua o Cartão Cidadão. Em outras situações, basta se dirigir até a agência mais próxima e realizar o saque sem qualquer problema.

Caso haja algum problema, peça sempre para o atendente do Caixa imprimir o motivo que te impede de retirar o benefício do FGTS na sua conta.

As contas do FGTS possuem rendimento?

publicidade:

Sim, todo dia 10 as conta recebem uma atualização e 3% de juros ao ano, isso de acordo com a Lei 8.036/1990. Os reajustes vão acontecendo até que o trabalhador saque o valor total.

Deixe um comentário!