Cadastro PIS Individual

publicidade:

Cadastro PIS Individual
3.3 (65%) 4 votes

O PIS – Programa de Integração Social é muito além de um simples número que o trabalhador carrega na carteira de trabalho. É através desse número que o empregado consegue acesso a diversos benefícios trabalhistas, como por exemplo o seguro-desemprego e o abono salarial. O mesmo fora criado para promover maior desenvolvimento do funcionário para com a empresa, dentro do setor que ele trabalha. Você sabe como funciona o cadastro do PIS individual?

O Programa de Integração Social (PIS), trata-se de um programa onde o empregado que trabalha através da iniciativa privada consegue ter acesso a inúmeros benefícios trabalhistas que são determinados por lei, sem contar a colaboração indireta que exerce para o desenvolvimento das empresas dentro do setor que trabalha. Para funcionários que recebem o PIS através da Caixa econômica, é necessário que os mesmos estejam com o Cadastro PIS Caixa em dia.

Sobre o PIS

4633FO PIS existe através da lei complementar nº 07/1970, quando pela primeira vez ele fora aplicado. O programa inicialmente, vinha com a intenção de integrar o empregado que presta serviço para as iniciativas privadas, contribuindo para a evolução do setor empresarial em questão e com o próprio desenvolvimento do trabalho prestado. A responsabilidade do pagamento do benefício é exclusivo da Caixa Econômica Federal, sendo depositado em conta corrente, e você consegue sacar através do seu Cartão Cidadão.

Diferentemente do PIS, o PASEP- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que também fora criado através de força de lei complementar nº 8/1970, prevê que a União, os Estados Membros, os Municípios e o Distrito Federal, juntos, irão contribuir para um fundo monetário que irá financiar os pagamentos dos benefícios aos funcionários públicos. Outra diferença entre o PIS e PASEP é que esse é pago pelo Banco do Brasil, depositado nas contas dos correntistas.

publicidade:

Cadastro PIS Individual

A responsabilidade de fazer o cadastramento é de exclusividade do empregador. É através dele que você, funcionário, passará a ganhar um número de Nit- PIS/PASEP. O empregador, por sua vez, terá duas formas distintas para escolher a forma que ele efetuará esse cadastramento: se fará em lote ou individual. O cadastro PIS individual é aquele em que você irá cadastrar funcionário por funcionário. Ele é realizado pelo empregador, de forma manual. O acesso é bem simples de ser feito. É realizado através do sistema de Cadastro Empresa, ou pode ser feito através da conectividade Social.

Direito ao Seguro DesempregoPensando na sua melhor comodidade, o cadastro do PIS Individual será feito sempre através da internet. Existe, atualmente, duas opões que o empregador poderá escolher: internet individual e em lote. O que diferencia eles é que em lote você consegue cadastrar todos os seus funcionários, sem ter a necessidade de ir um por um.

publicidade:

O cadastramento em lote é disponibilizado pela Caixa para todas as empresas, sendo que essas escolhem a melhor forma de fazê-lo. E processo é bem simplificado, mas é necessário que você tenha a Conectividade Social para realizar a operação. Já o cadastro individual da internet também é feito pelos empregadores, mas de forma individual. O acesso também é bastante simplificado. Para que a sua empresa consiga ter acesso é necessário que você vá pessoalmente a uma agência Caixa para pedir essa permissão. Depois de levar os documentos necessários, a autorização vem em até 05 dias úteis.

Cadastro do PIS Individual – Como Fazer

Para que você consiga cadastrar dessa forma, é necessário que você tenha, primeiro, uma autorização concedida pela própria Caixa. Para solicitar a sua autorização, você deverá ir a uma agência Caixa e fazer o requerimento. A resposta chega dentro de 05 dias úteis.

publicidade:

Se você optar por fazer o cadastramento através da Conectividade Social- CNS, não precisará de autorização concedida pela própria Caixa, o que facilita e muito a sua vida. Para cadastrar o NIS- PIS do seu empregado, acesse: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01.

Cadastro PIS – O Primeiro Cadastro

Uma informação que talvez nem todos saibam que é o cadastramento do PIS é de responsabilidade do empregador, salvo em casos em que o trabalhador seja empregado doméstico ou autônomo. O empregador como sendo o grande responsável pelo cadastramento, tem duas opções de fazê-lo: internet e lote.

O cadastramento feito através da internet faz com que o empregador tenha que cadastrar de forma individual os seus funcionários. O acesso do mesmo é bem simples, feito através do CNS- Conectividade Social ou por meio do sistema de Cadastro Empresa, que é feito na própria Caixa. Contudo, antes de cadastrar seus funcionários é necessário ir até uma agência Caixa para pegar uma autorização especial que lhe permita fazer tal ação. Essa autorização, depois do requerimento, será concedida ou negada em até 05 dias úteis.

Cadastro do PIS em Lote

Já o cadastramento em lote você consegue cadastrar todos os funcionários de uma única vez. A agência Caixa disponibiliza para todas as empresas que desejar essa opção. Para realizar essa opção você precisa apenas de acesso ao conectividade Social. Você terá que acessar, fazer o download do arquivo e preencher de acordo com o modelo, com os seus requisitos.

Para realizar o cadastramento, acesse: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01. É gratuito e feito diretamente no site oficial da Caixa.

Deixe um comentário!

publicidade: