/* */

Cadastro PIS Doméstica

O PIS é muito mais do que um simples número. Ele é um dos acessos mais importantes para o trabalhador, concedendo diversos benefícios através do mesmo, como o abono salarial ou/e o seguro desemprego. O PIS- Programa de Integração Social, é destinado ao empregador que trabalha em iniciativa privada. Ele permite, além do acesso a esses benefícios trabalhistas, o desenvolvimento do setor que ele trabalha dentro da empresa.

cadastro pis doméstica

O que é PIS?

O PIS fora criado por força de lei complementar nº 7/1970. Na época em que o mesmo fora criado, ele visava maior integração entre o trabalhador e o setor privado que estará em desenvolvimento dentro da empresa em questão. Para quem ainda não sabe, o PIS é de ampla responsabilidade de pagamento pela Caixa Econômica Federal.

publicidade:

A diferença entre o PIS e o PASEP é que esse segundo é feito para os funcionários públicos, que iniciativa pública. Os recursos para este fundo são provenientes da União, dos Estados Membros e dos Município, bem como do Distrito Federal. Outra diferença é na forma de pagamento, que nessa condição será pago através do Banco do Brasil.

Empregada Doméstica tem direito ao PIS?

Confira um vídeo explicativo para você que tem dúvidas sobre o direito da empregada doméstica ao PIS.

publicidade:

Cadastro PIS para empregada doméstica? Tire as suas dúvidas

A empregada que desejar recolher o PIS deverá fazer um cadastro diferente. Com acesso a Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial, ela terá que ir pessoalmente até uma agência Caixa para conseguir se tornar uma segurada. A inscrição nesta forma acontece através do Regime Geral de Previdência Social. Para se tornar efetiva, ela irá se transformar num número de NIT- Número de Inscrição do Trabalhador.

É através desse acesso, desse número em guia que o trabalhador que não possui os outros números previdenciários como o PIS, PASEP e o NIT consigam ainda assim, contribuir para a previdência social e se tornar segurado.

Para conseguir fazer o cadastro PIS para empregada doméstica você terá que possuir os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de Identidade. Caso você não tenha, pode ser a certidão de nascimento ou a de casamento,
  • Carteira de trabalho e previdência social (que no caso das empregadas domésticas, torna-se um requisito obrigatório),
  • CPF

Como fazer o cadastro do PIS para Doméstica

Para agendar uma hora ou tirar maiores informações de como você terá que fazer para conseguir acesso ao seu benefício, acesse gratuitamente o site da Previdência Social: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html.

Deixe um comentário!

publicidade: