Cadastro PIS 2017

Cadastro PIS 2017
2.7 (53.33%) 3 votes

Consulta DataprevMuitas pessoas não tem o conhecimento sobre o que é o PIS e como realizar o cadastro PIS. O PIS é um benefício muito maior do que um simples número. É através dele, por exemplo, que um funcionário consegue ter acesso aos seus benefícios trabalhistas como o seguro desemprego e o Abono salarial. O PIS- Programa de Integração Social, é destinado aos empregados de iniciativa privada, ou seja, os empregados que trabalham para pessoas jurídicas de cunho privado. Com força de lei, ele conseguirá desenvolver o o setor e a empresa, em contra partida, consegue fazer com que o funcionário cresça junto com o setor, contribuindo para os benefícios anuais do mesmo.

O que é PIS ?

O PIS fora criado através da lei complementar nº 7/1970. Na época, o programa fora criado para conseguir unir em uma mesma espera o empregador e o empregado. Já para aqueles que trabalham em setor público, como os funcionários municipais, estaduais e federais contam com o PSEP- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Nesse objetivo, a junção da União, Estados e Municípios, bem como o DF faz a diferença, poupando recursos e depositando num fundo para seus funcionários.

Ele nasceu com o objetivo de colaborar o desenvolvimento do setor da empresa que ele trabalha, bem como, em troca, ajudar no crescimento pessoal do trabalhador em questão. Ele fora criado por força de lei complementar nº 7/1970 e naquela época ele já buscava a integração do empregado que trabalha no setor privado juntamente com o desenvolvimento elaborado da empresa em questão. o pagamento do PIS para o trabalhador será de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

publicidade:

Para os funcionários públicos existe o PASEP. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Ele também fora criado através de força de lei complementar nº 8/1970. Nesse programa, União, Estados e Municípios, bem como o Distrito Federal contribuem em um fundo especial que é destinado ao pagamento do PASEP para os funcionários de iniciativa pública, como os professores, os escrivães, entre outros.

Cadastro PIS 2017

logoPara que um empregado tenha acesso a essa série de benefícios, é necessário que o mesmo seja cadastrado no programa. Quem deverá cadastrá-lo é justamente o empregador. O Banco Caixa Econômica Federal, que é o responsável pelo pagamento dos benefícios disponibiliza duas formas diferentes: CNS (Conectividade Social) em lote e o acesso direito da empresa ao sistema.

publicidade:

A facilidade do cadastro PIS em lote é que o empregador não precisará acessar um por um dos empregados. Ele poderá cadastrar todos de uma única vez, em uma única jogada. Depois de cinco dias utéis a Caixa dará retorno sobre o cadastramento dos mesmos. Para se fazer o cadastro em lote, é necessário estar conectado no Conectividade Social. Você fará o upload diretamente na fonte, subindo o arquivo de acordo com o modelo que será disponibilizado para alteração.

Para empresas com um menor número de funcionários, tem a opção de fazer o cadastro PIS individual. O acesso também é feito através do Conectividade Social. Contudo, para que a empresa consiga cadastrar o empregado nesse caso, ela terá que pedir uma permissão diretamente na agência Caixa. Só então conseguirá acesso ao sistema. Para cadastrar seu funcionário, acesse: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01

Cadastro PIS 2017 – Primeiro Emprego

Direito ao Seguro DesempregoPara você que está no primeiro emprego, saiba que a responsabilidade do cadastramento é da empresa que você trabalha, ou seja, você como trabalhador não precisa correr atraves do cadastramento, ele deverá ser aberto pelo empregador.

Para o empregador, existem duas formas diferentes de cadastramento possíveis de serem escolhidas: individual ou através de lote. A diferença entre uma e outra é justamente a facilidade. Quando se tem uma série de funcionários, o mais indicado é que você faça upload através do lote. Cerca de cinco dias úteis após o upload a Caixa responde você através do sistema.

Para quem ten pouco funcionário, a forma individual também é uma boa alternativa. Mas atenção: para cadastrar através desta plataforma, é necessário que você vá até uma agência Caixa e solicite uma autorização especial. Só após essa autorização você consegue acesso ao Conectividade Social para realizar o cadastramento. Para maiores dúvidas, acesse: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01

Cadastro PIS para Autônomo

E as pessoas que trabalham de forma autônoma? Elas se encaixam em formas especiais conhecido como Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado doméstico e Segurado Especial.

Nesse caso, quem deverá se encaminhar até uma agência Caixa é você. É de suma importância que o trabalhador contribua para esse fim. Ele será cadastrado no Regime Geral de Previdência Social. Para que ele consiga se localizar no sistema, será atribuído a ele um número de NIT- Número de Inscrição do Trabalhador.

É com esse serviço e com esse número que será possível o trabalhador que não possui cadastro PIS/PASEP ou NIT consiga fazer a sua contribuição e inscrição junto a previdência social. Os documentos necessários para realizar essa inscrição são:

  • Carteira de identidade,
  • Carteira de trabalho e previdência social, que no caso dos trabalhadores domésticos é requisito obrigatório,
  • CPF

Para conseguir maiores informações e agendar um horário, acesse este link

Dataprev Consulta PIS

O Dataprev também é responsável pela concessão de benefícios como o salário-maternidade, direito de toda mulher que trabalha registrado.

Segundos informações concedidas pelo próprio DataPrev, esses tipos de concessão acontece em até 30 minutos. O trabalhador empregado de forma regular poderá consultar o PIS a qualquer momento e utilizá-los em alguns casos, como no abate de parcelas e prestações de casa financiada, por exemplo.

Portando informações pessoais como o CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe completo você consegue consultar o NIT. O NIT é a mesma coisa que o PIS. A função do NIT vem relacionada a Previdência Social. Quando um empregador contrata um trabalhador, ele precisa, obrigatoriamente, realizar esse cadastramento.

Quando o trabalhar possui o número do PIS/PASEP (NIS) ele consegue realizar consultas. Uma das mais importantes é o saldo do FGTS- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Outros tipos de consultas estão: abono salarial e o seguro-desemprego. Para realizar tal consulta basta se encaminhar até uma agência da Caixa ou acessar o site oficial: http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/Pesquisa.aspx?k=dcn.

O trabalhador precisará fazer um cadastro PIS para ter acesso a esses dados. Para a realização do cadastro, basta ter em mãos o número do PIS e o número do seu cartão cidadão. Caso não tenha um, encaminhe-se a uma agência Caixa e solicite gratuitamente o seu. Caso você trabalhe em mais de uma empresa, ambos os saldos estarão ali (FGTS).

Deixe um comentário!

publicidade: